Pluto

segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Vestuibular vem aí!"

A hipocrisia das pessoas a minha volta é uma coisa absurda.


Eu e meus amigos vivemos constantemente sobre muitas pressões. Pressões a respeito do próprio auto-conhecimento, psicológicas, emocionais, alguns até físicas, pressões amorosas, culturais, sociais, blablablá.

Mas talvez um das maiores é a pressão quanto a ingressão à Universidade, a uma boa Universidade, de preferência federal, ou estadual, e pública.

A pressão do Vestibular.


Acredito que isso é a coisa mais ridícula que a sociedade pode impor.
Primeiramente, qualquer tipo de pressão que a sociedade impõe já é extremamente patético, as pessoas esquecem que o nosso coletivo acaba quando o individual entra em jogo, e os adultos de hoje não sabem o que os jovens de hoje passam. O que mais escutamos é "ah, porque hoje o mercado de trabalho está cada vez mais complicado, menor, restrito", que é preciso fazer isso ou aquilo.

Alguns vêm com a fórmula infalível para a perfeita carreira profissional. Você deve acabar o Ensino Médio e sair um tempo em intercâmbio. Você deve fazer cursinho. Você deve prestar concurso público. Você deve mudar de escola.

O que me irrita mais ainda é o cinismo que permeia todos a nossa volta. É satisfatório falar para o vizinho "Nossa, meu filho passou para a UFRJ em 5º lugar em Medicina", numa conversa casual de elevador. Isso vem depois do "Bom dia" e do "Nossa, o tempo está estranho recentemente, não é?"

Ou ligar para um primo bem distante e, oops, soltar essa novidade. Que orgulho do meu filho!

Como se isso fosse garantia de algo.
Como se isso representasse a felicidade de quem prestou o vestibular, e não de quem pode gabar-se por ter um filho que passou "folgadamente" para uma boa faculdade.

Isso sem comentar as histórias absurdas de quem se preparou para a tão temida prova. Anos de estudo. Dezenas de horas diárias. Vida pessoal e social sacrificada.

Realmente vale à pena?

Acredito que sim, nas certas circunstâncias.

Mas o que não perdôo é a falsidade, hipocrisia, inescrupulosidade de quem julga por quem entrou em qual Universidade.

2 Comentários:

  • Engraçado, eu achei que no final do post vc ia dizer que não valia a pena se sacrificar tanto por causa do vestibular, e voce me surpreendeu dizendo que é importante, nas certas circunstancias. Gostei muito!
    Beijos

    Por Blogger Gabriella Orlani, Às 27 de maio de 2008 às 14:25  

  • O que você quer fazer? Onde quer fazer?

    É isso o que importa pra você. É isso que importa para mim, que ficarei feliz ao saber que você entrou para o curso que escolheu na faculdade que escolheu.

    O vestibular é menos assustador do que parece ou do que tentam fazer parecer. Não chega a ser um cãozinho fofinho, mas se é um monstro, certamente não tem sete cabeças.

    Por Blogger Faber, Às 27 de maio de 2008 às 16:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial