Pluto

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Base da Sociedade = Religião + Política

Bom!

No exato momento em que vos escrevo, encontro-me sentado à mesa do computador, numa agradável noite em Petrópolis, com a lua maravilhosa brilhando lá fora!!
Mesmo que ainda mantenha um pouco aquela idéia de que feriados podem ser incovenientes de vez em quando, vou tentar fazer desse um bem proveitoso.
Vou ler bastante (terminar de ler o livro do Kundera e ler A Arte de Amar) e estudar mais ainda, tenho prova de química na sexta e... bem, preciso praticamente gabaritá-la se quiser passar direto XD

Sério, se sou bom aluno, me estrago todo quando vêm as notas de química/física.
Atenção especial a elas, então.

Acho que minha melancolia acabo se tornando um pouco mais sem fundamento quando procuro coisas concretas e prazerosas - como ela já não faz sentido, tê-la se torna ainda mais sem motivo quando convenço a mim mesmo que não preciso dela.
E programar passatempos desse gênero me ajudam nessa missão que se fosse tão fácil, com certeza já teria completado há muito tempo.
Por mais que, contraditoriamente eu me sinta mais deprimido no campo do que na cidade (a velha dualidade dos dois, como até já postei. é estranho, não é mesmo? são nas metrópoles que encontramos as faces mais angustiadas, pessoas morando em calçadas, sonhos desiludidos, violência, promiscuidade, ou seja; a sociedade em seu estado mais sincero), acho que já está na hora de fazer um esforço e forçar a felicidade e o bem-estar mesmo onde parece haver poucas situações propícias a isso.

Tento, e vou continuar tentando.
Pra sempre.


**


As coisas são muito curiosas, de verdade.

No início das aulas de História, quando retomamos a Independência dos EUA, fomos apresentados a um modelo muito excêntrico adotado pela política do país em questão: a da Predestinação Divina. É nela que a maior potência do mundo se justifica ao intervir nas relações econômicas de países desprivilegiados financeiramente. Ou seja, é como se eles falassem que, por ordens divinas, os Estados Unidos têm o direito de interferir na política de países subdesenvolvidos, para que estes possam alcançar um caminho de sucesso. É uma espécie de favor.

Em Religião, estamos estudando o Hinduísmo. Particularmente, considero esta uma das religiões mais bonitas (junto com o budísmo), ainda que seja tão cruel quanto as outras.
A história de Carmas, Dharmas, e outras ideologias da religião não são tão.. éticas quanto a católica parece ser.
Pera lá! Longe de dizer que o catolicismo é mais ético do que o hinduísmo. Para esclarecer, deixa eu ser direto.

Os adeptos dessa religião não têm nenhum apego ao corpo físico. Para eles, é um empecilho à alma. O que significa? Que matar ou se matar não é errado. Not at all.

Ou principalmente?
É muito engraçado como o carma justifica o sistema político de castas. Nasceu pobre, morreu pobre. Rico, morreu rico. Não adianta lutar contra aquilo que lhe foi atribuído desde a nascença; é assim e pronto.

Moral da história:
Religião está inteiramente ligada à política. É uma maneira muito simples de a sociedade justificar determinadas atitudes e posicionamentos por meio de motivos divinos.

Tudo errado mesmo.

1 Comentários:

  • Quem acredita em Estado laico pode começar a escrever a próxima carta ao Papai Noel...

    E neste post um trecho me chamou a atenção de forma especial. Vou refletir sobre o que seria "a sociedade em seu estado mais sincero". Forte, achei.

    Por Blogger Faber, Às 22 de abril de 2008 às 06:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial