Pluto

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Incrível Madonna


Madonna é a estrategista mais fantástica que o mundo já conheceu no mundo da Música, sem sombra de dúvidas. A cantora em questão sempre teve a habilidade de definir exatamente as tendências mundiais para o que virá a ser 'moda' - é só dar uma olhada em todos em seus trabalhos, e com a exceção de American Life, todos seus álbuns foram muito bem aceitos - e digamos - vendidos.
Parece estranho ver que Madonna começou há 25 anos - numa época em que todos usavam a calça praticamente no peito e a fixação pelo brega era assustadora.. Hoje, ela continua em plena forma (ok, um tanto discutível) e tão versátil quanto.. sempre.

O termo "artista" gera um pouco de polêmica. Até que ponto uma pessoa dessa classificação pode continuar nesse patamar sem perder sua verdadeira originalidade e se render ao mundo comercial? Será que um verdadeiro artista é aquele que segue aquilo que tem vontade e onde tem talento a carreira inteira, mesmo que o mundo siga um estilo completamente diferente? Ou será um artista aquele que se reinventa sempre, seguindo os estilos sem perder sua marca e fazendo músicas de fácil assimilação? Ou será que isso não rende uma falta de personalidade?

Sem colocar a minha opinião a respeito, a verdade é que se a versatilidade é um marco essencial para a carreira de um artista, Madonna com certeza é um gênio nesse quesito.

Hard Candy é o seu 11º álbum, completamente diferente de seu anterior, Confessions. Dessa vez, ela opta por uma batida à la hip-hop, sons metálicos e convidados badaladíssimos.


Acho que todos os fãs sentem falta da Madonna puta de seus tempos áureos. Aquela que chocou com seu filme de sadomasoquismo, seu álbum sugestivo (Erotica), livros de fetiche, e condenação do Vaticano. No entanto, isso tudo só teve graça nas décadas 80/90, quando a música não falava basicamente daquilo que todos falam hoje.

Mas a mocinha cresceu, casou, teve filhos, e não faz mais sentido cantar Like a Virgin.


Hard Candy é a resposta ao mundo da Música. É como se ela falasse "Olha, vendi muito com meu último cd, e com um estilo que já se dizia 'morto'. Agora posso mostrar para vocês que consigo fazer hip-hop e vender tanto quanto antes".

E ela está certíssima, esperemos apenas os números.


Bom, não vou estender-me muito senão vou fazer uma postagem enorme e nada objetiva.. mas fica aqui a nota. Madonna tem algumas falhas sim, desde voz à declarações pessoais. Fez trabalhos duvidosos, e andou sumida por um tempo.


No entanto, esse Hard Candy vai dividir opiniões entre fãs e não-fãs, pela ousadia e pela mudança. E garanto que foi proposital lançar dois cd's tão extremistas em um intervalo de tempo tão curto.

Recomendo.

1 Comentários:

  • Você começou falando que a Madonna está a frente de seu tempo, antecipando tendências. Mas concluiu dizendo que a lógica da Madonna contemporânea é reativar tendências quando todos pensavam que a galinha não daria mais caldo. Não foi isso?

    E, bem, sobre o conflito de ser sempre o mesmo ou seguir as tendências e correr o risco de perder a personalidade... lembra dos meus posts mais antigos no blog? Resumindo: nós não somos, nós estamos. Por que então os artistas deveriam ser? Deixe-os estar.

    Por Blogger Faber, Às 6 de maio de 2008 às 05:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial