Pluto

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Dúvidas.

There's definetly definetly definetly no logic in human behavior, como já dizia Björk. Grande filósofa.
Me choca o quão cínica, dissimulada, falsa e pequena as pessoas conseguem ser. No entanto, ao invés de tentar culpar a sociedade como um todo, prefiro ter uma visão mais crítica sobre as coisas.

Entender uma pessoa é complicado. Compreender suas perspectivas de vida é mais difícil do que respeitá-las; imaginar um tipo de reação é mais fácil do que imaginar de verdade.Entendem?
Então, teoricamente, era para ser mais difícil ainda entender toda essa organização moral, psicológica, emocional, ética em que a sociedade se baseia. Mas não, é bem mais fácil explicá-la em meias palavras.

De uns tempos para cá, tenho reparado a atitude de determinadas pessoas em relação a outras. Incluíndo eu mesmo.
Não quero parecer arrogante, mas apenas ressaltar um caso comuníssimo, um exemplo clássico.
Uma pessoa fala mal da outra. Logo, se X fala mal de Y, era para X não falar com Y. Mas X fala com Y, falsamente, hipócritamente, dissimuladamente.
Por quê?

Z arrruma mó barraco com W. Mas os dois voltam a se falar logo depois.

Ok, citando casos: ontem na reunião de condomínio, a vizinha de cima, amiga daqui de casa, começou a se exaltar. Começou a falar que a segurança do prédio era uma merda, que quando ela morou nos EUA nunca sofreu um assalto, e que quando volta pro Brasil, o prédio é arrombado e vários apartamentos sofrem tentativa de arrombamento.
Culpa de quem? "Dos moradores que não trancam a porta!" "O prédio que não tem porteiro!" "Faltam câmeras de segurança!".
Então ela começa a responder grosseiramente um outro morador.

Cinco minutos depois, os dois estavam super empolgados conversando sobre possíveis amigos em comum de Los Angeles.

Hipocrisia? Longe disso! Quem sou eu. Não cabe a mim julgar o mundo, mas é curioso. Não me tiro dos exemplos, não vou ser falso e dizer que sou quem sou de verdade com todos.
A sociedade nos corrompe? Nascemos puros, então a culpa é dela? Talvez.
Talvez a metafísica - hoje tão esquecida e meio fora de moda, mas fantástica - explique isso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial