Pluto

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Filmes a se ver.

Bom, au faunt, com tempo de postar com calma.

O final de semana foi agradável. Sexta-feira fui ao teatro. Sábado fui prum show com minha irmã e domingo fiquei em casa, estudando e vendo filme.
Os tais filmes em questão que mencionei vou comentá-los.
Roma, Cidade Aberta foi o primeiro dos italianos todos que vi. Com certeza aqueles que gostam e entendem de cinema já ouviram falar, e não à toa; é considerado um dos dez melhores filmes de todos os tempos (talvez mais por sua documentação histórica do que por outra coisa) e ainda que seja inesquecível, não sei se merece um mérito tão grande quanto a configuração de um dos melhores jamais feitos.
A Carruagem de Ouro traz minha fascinante Anna Magnani num filme divertidíssimo de Jean Renoir, repleto de bom humor e energia boa. Recomendo.
O chocante A Comilança vem com Marcelo Mastroianni, Michel Piccoli e mais alguns. Com direção de Ferreri (um dos polêmicos italianos - sempre eles!), o filme é angustiante, ao retratar quatro amigos que resolvem se fechar numa casa de campo para comer até a morte. Com prostitutas como convidadas, os homens vão rumando cada vez mais à decadência e ao fim suicida. Ótima crítica social.
Mas em falar em críticas, não posso deixar de mencionar o último, Gaviões e Passarinhos. Inteiramente metafórico, tem em Totò o ótimo ator para representar o Pai e em Nicoletto, o filho que escuta de um corvo marxista, a história de um franciscano com a missão de evangelizar os pássaros.
E enfim, o mais bobo de todos - mas não menos ótimo - O Dólar Furado, com o marcante Giuliano Gemma num faroeste de primeira.

Maravilhosos!

**

Minhas provas começaram hoje, e semana que vem tem feriado (mas viajo pra Petrópolis nessa sexta). Tudo isso me lembra que às vezes detesto feriados, são insuportáveis e me deixam deprimido. Ok, é certo que às vezes eles caem otimamente bem, mas nem sempre =)
Gosto de aulas, fico com saudade delas.

Bom, por ora é só.
Não achei um assunto polêmico para compartilhar com vocês, por enquanto fica só o relato dos filmes mais recentes que vi, mesmo.

1 Comentários:

  • E você acha que eu já não comprei a Veja? Ahahahhaa Mas na verdade foi por causa da matéria da capa da Vejona, com o Lula gagá. E aí depois vi que a Vejinha guardava mais surpresas...ai, ai... a Veja sempre me surpreendendo!

    Por Blogger Faber, Às 14 de abril de 2008 às 18:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial